953 - TJMG. DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO À SAÚDE. CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DOS ENTES FEDERADOS. LEGITIMIDADE PASSIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. URGÊNCIA DO PROCEDIMENTO. RECURSO DESPROVIDO.
I. CASO EM EXAME
1. AGRAVO DE INSTRUMENTO INTERPOSTO CONTRA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA QUE, NO ÂMBITO DE AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER, DEFERIU TUTELA DE URGÊNCIA PARA DETERMINAR A REALIZAÇÃO, NO PRAZO DE 48 HORAS, DE CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA COM USO DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA, SOB PENA DE MULTA DIÁRIA.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
2. HÁ DUAS QUESTÕES EM DISCUSSÃO:(I) DEFINIR SE O ESTADO DE MINAS GERAIS É LEGÍTIMO PARA FIGURAR NO POLO PASSIVO DA DEMANDA RELATIVA AO FORNECIMENTO DE CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA; (II) ESTABELECER SE A URGÊNCIA DO PROCEDIMENTO JUSTIFICA A MANUTENÇÃO DA DECISÃO QUE DEFERIU A TUTELA DE URGÊNCIA.
III. RAZÕES DE DECIDIR
3. O CONSTITUICAO FEDERAL, art. 196 PREVÊ O DIREITO À SAÚDE COMO DEVER DO ESTADO, QUE DEVE SER ASSEGURADO POR MEIO DE AÇÕES E SERVIÇOS PARA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO, RECONHECENDO-SE A POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO JUDICIAL QUANDO OMISSOS OS ENTES PÚBLICOS.
4. A RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DOS ENTES FEDERATIVOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE FOI FIRMADA PELO STF NO JULGAMENTO DO TEMA 793, PERMITINDO QUE QUALQUER DELES FIGURE NO POLO PASSIVO DA DEMANDA, SENDO EVENTUAL REDIRECIONAMENTO DA OBRIGAÇÃO MATÉRIA ADMINISTRATIVA.
5. NÃO SE EXIGE PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO COMO CONDIÇÃO PARA CONFIGURAÇÃO DE INTERESSE DE AGIR QUANDO O ENTE PÚBLICO CONTESTA O MÉRITO DA PRETENSÃO OU ALEGA A IMPOSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO DO PEDIDO, CONFORME JURISPRUDÊNCIA DO STJ.
6. A URGÊNCIA DO PROCEDIMENTO DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA, INDICADA POR RELATÓRIO MÉDICO E NOTA TÉCNICA DO NATJUS, EVIDENCIA RISCO DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E MORTE SÚBITA, CONFIGURANDO PERIGO DE DANO IRREPAR
ÁVEL.
7. O PROCEDIMENTO PLEITEADO É PADRONIZADO PELO SUS, COM PREVISÃO NA TABELA UNIFICADA E FINANCIAMENTO PELO FUNDO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS E COMPENSAÇÕES (FAEC), CABENDO AO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM CARÁTER SOLIDÁRIO, GARANTIR SUA REALIZAÇÃO.
8. A DECISÃO JUDICIAL QUE DETERMINA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO NÃO VIOLA OS PRINCÍPIOS DE DESCENTRALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DO SUS, UMA VEZ QUE SE BASEIA NA URGÊNCIA E NA GRAVIDADE DO CASO.
IV. DISPOSITIVO E TESE
9. RECURSO DESPROVIDO.
TESE DE JULGAMENTO: 1. A RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DOS ENTES FEDERATIVOS EM DEMANDAS DE SAÚDE PERMITE QUE QUALQUER DELES FIGURE NO POLO PASSIVO DA AÇÃO, CABENDO O REDIRECIONAMENTO ADMINISTRATIVO DA OBRIGAÇÃO OU A AÇÃO DE REGRESSO. 2. A URGÊNCIA E GRAVIDADE DO QUADRO CLÍNICO JUSTIFICAM A INTERVENÇÃO JUDICIAL PARA DETERMINAR A REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO MÉDICO NECESSÁRIO À PRESERVAÇÃO DA VIDA DO PACIENTE. 3. A AUSÊNCIA DE PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO NÃO CONFIGURA AUSÊNCIA DE INTERESSE DE AGIR QUANDO O ENTE PÚBLICO RESISTE À PRETENSÃO DO AUTOR NA CONTESTAÇÃO.
DISPOSITIVOS RELEVANTES CITADOS: CF/88, ART. 196; PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA 6/2017; PORTARIA GM/MS 3992/2017.
JURISPRUDÊNCIA RELEVANTE CITADA: STF, TEMA 793, RE 855.178, REL. MIN. LUIZ FUX, DJE 16.03.2015; STJ, AGRG NO RESP 1.492.148/SC, REL. MIN. ASSUSETE MAGALHÃES, DJE 17.03.2016; TJMG, APELAÇÃO CÍVEL 1.0000.24.272003-5/001, REL. DES. MANOEL DOS REIS MORAIS, J. 01.10.2024.
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