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DOC. 620.4610.9766.4610

TJSP. CONSUMIDOR. FORNECIMENTO DE ÁGUA. DANO MORAL.

Erro na fatura. Cobrança excedente que não foi explicada a contento pela fornecedora, mesmo nesta base. Ré que não se desvencilhou do seu ônus probatório. Dano moral in re ipsa caracterizado, como no objetivo dano evento dos italianos. Abalo anímico que advém da agressão à esfera jurídica da pessoa, que sofre para superar ou anular o abuso, corolário do desvio produtivo, aqui concretamente provado. Interessa é que à frustração do consumidor de deparar-se com serviço viciado/defeituoso não é razoável que se acrescente o desgaste para tentar resolver problema a que não deu causa, ou seja, que a perda do tempo útil enseja ofensa à incolumidade psíquica e à dignidade do sujeito vulnerável, a ultrapassar o mero inadimplemento contratual. Diretriz do STJ. Liquidação em R$ 4.000,00. Razoabilidade. Pedido procedente. Sucumbência redimensionada. Responsabilidade contratual. Juros de mora x termo inicial. Definição. Matéria de ordem pública. Diretriz do STJ. Apelo desprovido, com observação, provido em parte o adesivo

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