Art. 24º
- (Revogado pela Lei Complementar 214, de 16/01/2025, art. 542. Produção de efeitos em 01/01/2027. Veja a Lei Complementar 214/2025, art. 544)
Redação anterior (Original): [Art. 24 - A pessoa jurídica sujeita ao regime de apuração não cumulativa da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, produtora ou fabricante dos produtos relacionados no § 1º do art. 2º da Lei 10.833, de 29/12/2003, pode descontar créditos relativos à aquisição desses produtos de outra pessoa jurídica importadora, produtora ou fabricante, para revenda no mercado interno ou para exportação. [[Lei 10.833/2003, art. 2º.]]
§ 1º - Os créditos de que trata o caput deste artigo correspondem aos valores da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins devidos pelo vendedor em decorrência da operação.
§ 2º - Não se aplica às aquisições de que trata o caput deste artigo o disposto na alínea [b] do inciso I do caput do art. 3º da Lei 10.637, de 30/12/2002, e na alínea [b] do inciso I do caput do art. 3º da Lei 10.833, de 29/12/2003. [[Lei 10.637/2002, art. 3º. Lei 10.833/2003, art. 3º.]]
Decisões Relacionadas
DIREITO TRIBUTÁRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE PROCEDIMENTO COMUM. PIS/COFINS. REGIME MONOFÁSICO. DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS. CREDITAMENTO. AQUISIÇÃO DE GASOLINA A E ÓLEO DIESEL A. OBTENÇÃO DE GASOLINA C E DIESEL B. INSUMO. ESSENCIALIDADE E RELEVÂNCIA. LEI 11.727/2008, art. 24. TUTELA PROVISÓRIA. ART. 300 E CPC, art. 311. AUSÊNCIA DE PROBABILIDADE DO DIREITO. COMPENSAÇÃO IMEDIATA. MEDIDA SATISFATIVA. AGRAVO IMPROVIDO.
DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. PIS/COFINS. CREDITAMENTO DE INSUMOS. TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA. EMBARGOS REJEITADOS.
Recurso especial repetitivo. Tema 1.093/STJ. Julgamento do mérito. Tributário. PIS/PASEP e Cofins. Tributação monofásica. Creditamento. Impossibilidade. Inaplicabilidade do princípio da não cumulatividade para as situações de monofasia. Ratio decidendido STF; no Tema 844/STF e na Súmula Vinculante 58/STF. Vigência da Lei 10.637/2002, art. 3º, I, «b»; e Lei 10.833/2003, art. 3º, I, «b»; (com a redação dada pela Lei 11.787/2008, art. 4º; e Lei 11.787/2008, art. 5º;) frente a Lei 11.033/2004, art. 17; comprovada pelos critérios cronológico, da especialidade e sistemático. Decreto-lei 4.657/1942, art. 2º, § 1º; Decreto-lei 4.657/1942, art. 20; Consequências práticas indesejáveis da concessão do creditamento.
Súmula 58/STJ; Lei 11.727/2008, art. 24, § 3º; CTN, art. 174, IV; CF/88, art. 37; CF/88, art. 145, § 1º; CF/88, art. 195, I, «b»; CF/88, art. 239;
CF/88, art. 105, III; Lei 8.038/1990, art. 26; CPC/1973, art. 543-C; CPC/2015, art. 926; CPC/2015, art. 927; CPC/2015, art. 976 e ss.; CPC/2015, art. 987; CPC/2015, art. 1.035; CPC/2015, art. 1.036; CPC/2015, art. 1.037; CPC/2015, art. 1.038; CPC/2015, art. 1.039; CPC/2015, art. 1.040;
(Afetação: REsp 1894741/RS/STJ; REsp 1895255/RS/STJ;)
Recurso especial repetitivo. Tema 1.093/STJ. Julgamento do mérito. Tributário. PIS/PASEP e Cofins. Tributação monofásica. Creditamento. Impossibilidade. Inaplicabilidade do princípio da não cumulatividade para as situações de monofasia. Ratio decidendido STF; no Tema 844/STF e na Súmula Vinculante 58/STF. Vigência da Lei 10.637/2002, art. 3º, I, «b»; e Lei 10.833/2003, art. 3º, I, «b»; (com a redação dada pela Lei 11.787/2008, art. 4º; e Lei 11.787/2008, art. 5º;) frente a Lei 11.033/2004, art. 17; comprovada pelos critérios cronológico, da especialidade e sistemático. Decreto-lei 4.657/1942, art. 2º, § 1º; Decreto-lei 4.657/1942, art. 20; Consequências práticas indesejáveis da concessão do creditamento.
Súmula 58/STJ; Lei 11.727/2008, art. 24, § 3º; CTN, art. 174, IV; CF/88, art. 37; CF/88, art. 145, § 1º; CF/88, art. 195, I, «b»; CF/88, art. 239;
CF/88, art. 105, III; Lei 8.038/1990, art. 26; CPC/1973, art. 543-C; CPC/2015, art. 926; CPC/2015, art. 927; CPC/2015, art. 976 e ss.; CPC/2015, art. 987; CPC/2015, art. 1.035; CPC/2015, art. 1.036; CPC/2015, art. 1.037; CPC/2015, art. 1.038; CPC/2015, art. 1.039; CPC/2015, art. 1.040;
(Afetação: REsp 1894741/RS/STJ; REsp 1895255/RS/STJ;)
Tributário e processual civil. Agravo contra decisão que negou seguimento ao recurso especial. Mandado de segurança. Creditamento do pis e da Cofins. Bens sujeitos ao regime de tributação especial monofásico. Revendedora de veículos.
Processual civil. Mandado de segurança. Tributário. Pis e confins. Regime de incidência monofásica. Creditamento. Impossibilidade. Lei 11.033/2004, art. 17. Regime de tributação do reporto.
Tributário e processual civil. Embargos de divergência em recurso especial. Cotejo realizado. Pis/pasep e Cofins. Aplicação do Lei 11.033/2004, art. 17. Reporto. Extensão a qualquer empresa contribuinte. Ausência de comprovação de divergência jurisprudencial. Ausência de similitude fática entre o acórdão embargado e o aresto apontado como paradigma. Embargos de divergência não conhecidos.
Recurso especial. Tributário. Pis/pasep e Cofins. Creditamento. Lei 11.033/2004, art. 17, c/c Lei 11.116/2005, art. 16. Incidência que não se restringe ao reporto. Necessidade de revisão da jurisprudência do STJ quanto ao ponto. Regime de incidência monofásica das contribuições ao pis/pasep e Cofins. Regime especial em relação ao regime de incidência não-cumulativo. Aplicação do art. 2º, § 1º, III, IV e v; e Lei 10.637/2002, art. 3º, I, «b» e da Lei 10.833/2003. Impossibilidade de creditamento salvo determinação legal expressa que somente passou a existir em 24.6.2008 com a publicação do Lei 11.727/2008, art. 24.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.