Art. 12º
Capítulo III - DAS PENAS (Ir para)
Art. 12- Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (Nova redação ao caput).Redação anterior (caput da Lei 12.120, de 15/12/2009): [Art. 12 - Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:]
Redação anterior (original): [Art. 12 - Independentemente das sanções penais, civis e administrativas, previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações:]
I - na hipótese do art. 9º desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 (catorze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 (catorze) anos; [[Lei 8.429/1992, art. 9º.]]
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (Nova redação ao inc. I).Redação anterior (original): [I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;]
II - na hipótese do art. 10 desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 (doze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 12 (doze) anos; [[Lei 8.429/1992, art. 10.]]
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (Nova redação ao inc. II).Redação anterior (original): [II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;] [[Lei 8.429/1992, art. 10.]]
III - na hipótese do art. 11 desta Lei, pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 4 (quatro) anos; [[Lei 8.429/1992, art. 11.]]
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (Nova redação ao inc. III).Redação anterior (original): [III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.] [[Lei 8.429/1992, art. 11.]]
IV - (Revogado pela Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 4º).
Redação anterior (acrescentado pela Lei Complementar 157, de 29/12/2016, art. 4º): [IV - na hipótese prevista no art. 10-A, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 5 (cinco) a 8 (oito) anos e multa civil de até 3 (três) vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido. [[Lei 8.429/1992, art. 10-A.]]]
§ 1º - A sanção de perda da função pública, nas hipóteses dos incisos I e II do caput deste artigo, atinge apenas o vínculo de mesma qualidade e natureza que o agente público ou político detinha com o poder público na época do cometimento da infração, podendo o magistrado, na hipótese do inciso I do caput deste artigo, e em caráter excepcional, estendê-la aos demais vínculos, consideradas as circunstâncias do caso e a gravidade da infração.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 1º. Antigo págrafo único).Redação anterior (original): [Parágrafo único - Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.] (Revogado pela Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 4º)
§ 2º - A multa pode ser aumentada até o dobro, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, o valor calculado na forma dos incisos I, II e III do caput deste artigo é ineficaz para reprovação e prevenção do ato de improbidade.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 2º).§ 3º - Na responsabilização da pessoa jurídica, deverão ser considerados os efeitos econômicos e sociais das sanções, de modo a viabilizar a manutenção de suas atividades.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 3º).§ 4º - Em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a sanção de proibição de contratação com o poder público pode extrapolar o ente público lesado pelo ato de improbidade, observados os impactos econômicos e sociais das sanções, de forma a preservar a função social da pessoa jurídica, conforme disposto no § 3º deste artigo.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 4º).§ 5º - No caso de atos de menor ofensa aos bens jurídicos tutelados por esta Lei, a sanção limitar-se-á à aplicação de multa, sem prejuízo do ressarcimento do dano e da perda dos valores obtidos, quando for o caso, nos termos do caput deste artigo.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 5º).§ 6º - Se ocorrer lesão ao patrimônio público, a reparação do dano a que se refere esta Lei deverá deduzir o ressarcimento ocorrido nas instâncias criminal, civil e administrativa que tiver por objeto os mesmos fatos.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 6º).§ 7º - As sanções aplicadas a pessoas jurídicas com base nesta Lei e na Lei 12.846, de 01/08/2013, deverão observar o princípio constitucional do non bis in idem.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 7º).§ 8º - A sanção de proibição de contratação com o poder público deverá constar do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) de que trata a Lei 12.846, de 01/08/2013, observadas as limitações territoriais contidas em decisão judicial, conforme disposto no § 4º deste artigo.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 8º).§ 9º - As sanções previstas neste artigo somente poderão ser executadas após o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 9º).§ 10 - Para efeitos de contagem do prazo da sanção de suspensão dos direitos políticos, computar-se-á retroativamente o intervalo de tempo entre a decisão colegiada e o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Lei 14.230, de 25/10/2021, art. 2º (acrescenta o § 10).Decisões Relacionadas
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CANCELAMENTO IRREGULAR DE AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO. RECURSO DO RÉU DESPROVIDO E RECURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARCIALMENTE PROVIDO.
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DANO AO ERÁRIO E VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Lei 8.429/1992, ART. 10, V E XII E ART. 11, V). DIRECIONAMENTO DE PROCESSO LICITATÓRIO DESTINADO À AQUISIÇÃO DE VEÍCULO UTILITÁRIO USADO. APELOS PROVIDOS PARA ADEQUAR AS SANÇÕES. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO E OBSCURIDADE. EMBARGOS REJEITADOS. I. CASO EM EXAME
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. PRETENSÃO DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. PRESCRIÇÃO DAS SANÇÕES. INICIAL SUFICIENTEMENTE INSTRUÍDA. NECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA. RECURSO PROVIDO.
ADMINISTRATIVO. APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. PREJUÍZO AO ERÁRIO (ART. 10, CAPUT E I, VIII E XII, DA Lei 8.429/1992). FRAUDE À LICITAÇÃO. CONTRATAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS. RESTRIÇÃO À PUBLICIDADE, DIRECIONAMENTO DA CONTRATAÇÃO E FRUSTRAÇÃO DO CARÁTER COMPETITIVO. CONDENAÇÃO CRIMINAL TRANSITADA EM JULGADO. INDISCUTIBILIDADE DA OCORRÊNCIA DO FATO E AUTORIA. PRECEDENTES. INDISCUTIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DO FATO E DA AUTORIA. DOLO ESPECÍFICO COMPROVADO. DANO EFETIVO AO ERÁRIO RECONHECIDO. EXTENSÃO, CONTUDO, NÃO PASSÍVEL DE QUANTIFICAÇÃO COM OS ELEMENTOS DISPONÍVEIS NOS AUTOS. SERVIÇOS EFETIVAMENTE PRESTADOS. NECESSIDADE DE CONSIDERAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE CUSTEIO E CONTRATAÇÃO DISPONÍVEIS AO MUNICÍPIO, INCLUSIVE DOS RECURSOS DA PPI AMBULATORIAL. APURAÇÃO EM LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. EMPRESÁRIA INDIVIDUAL. DUPLA RESPONSABILIZAÇÃO DA FIRMA INDIVIDUAL E DE SUA TITULAR. IMPOSSIBILIDADE. BIS IN IDEM. PERDA INTEGRAL DOS VALORES RECEBIDOS PELA CONTRATADA. AFASTAMENTO. VANTAGEM PATRIMONIAL INDEVIDA A SER APURADA EM LIQUIDAÇÃO. VEDAÇÃO À DUPLA RECUPERAÇÃO. MULTA CIVIL VINCULADA AO VALOR DO DANO. NECESSIDADE DE RECÁLCULO. QUESTÕES COMUNS AOS CORRÉUS. EXTENSÃO DOS EFEITOS AO RECORRENTE CUJO APELO É DESERTO. CPC, art. 1.005. RECURSO DE UM DOS RÉUS NÃO CONHECIDO. RECURSO DOS DEMAIS RÉUS PARCIALMENTE PROVIDO. I. CASO EM EXAME
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ALEGAÇÃO DE OBSCURIDADE, OMISSÃO E CONTRADIÇÃO. INEXISTÊNCIA DE VÍCIOS NO ACÓRDÃO. EMBARGOS REJEITADOS.
Direito Administrativo. Apelação Cível. Ação civil pública por ato de improbidade administrativa. Recurso desprovido.
DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONVÊNIO PARA AMPLIAÇÃO DE PARQUE DE EXPOSIÇÕES. REPROVAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS CONTAS. DOLO ESPECÍFICO NÃO COMPROVADO. Lei 14.230/2021. TEMA 1.199 DO STF. PRELIMINAR DE CONTRARRAZÕES NÃO ACOLHIDA. RECURSO NÃO PROVIDO. I. CASO EM EXAME 1.
DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APRECIAÇÃO DE RECURSO DETERMINADA PELO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (ARESP 2.917.066/PR). AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA. EX-PREFEITO MUNICIPAL. RECONHECIMENTO DA TIPICIDADE DA CONDUTA na Lei, art. 11, V 8.429/1992 PELO STJ. DOSIMETRIA DAS SANÇÕES. INCIDÊNCIA DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 14.230/2021. OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE. FIXAÇÃO DE MULTA CIVIL E PROIBIÇÃO DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO. AFASTAMENTO DA PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA, SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS E RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. ADEQUAÇÃO DAS PENALIDADES.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. FRAUDE À LICITAÇÃO. FRUSTRAÇÃO DA COMPETITIVIDADE DE PROCEDIMENTO LICITATÓRIO. DOLO ESPECÍFICO. LEI, ART. 11, V 8.429/92. AUSÊNCIA DE DANO AO ERÁRIO. IRRELEVÂNCIA PARA A CONFIGURAÇÃO DE ATO ÍMPROBO PREVISTO NO art. 11 DA LIA. MANUTENÇÃO DA CONDENAÇÃO E DAS SANÇÕES IMPOSTAS. RECURSO DESPROVIDO. I. CASO EM EXAME 1.
Processual civil e administrativo. Improbidade administrativa. Agravo interno no recurso especial. Violação do lei 8.429/1992, art. 12. Controvérsia não delimitada adequadamente. Deficiência do arrazoado recursal. Aplicação analógica da Súmula 284/stf. Penas impostas. Gravidade dos fatos. Desproporcionalidade. Não ocorrência. Infirmação do acórdão recorrido. Inviabilidade. Súmula 7/stj. Agravo interno a que se nega provimento.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.