Art. 3º
- (Revogado pela Lei Complementar 214, de 16/01/2025, art. 542. Produção de efeitos em 01/01/2027. Veja a Lei Complementar 214/2025, art. 544)
Redação anterior (Original): [Art. 3º - Para os efeitos do inciso I do artigo anterior considera-se faturamento a receita bruta, como definida pela legislação do imposto de renda, proveniente da venda de bens nas operações de conta própria, do preço dos serviços prestados e do resultado auferido nas operações de conta alheia.
Parágrafo único - Na receita bruta não se incluem as vendas de bens e serviços canceladas, os descontos incondicionais concedidos, o Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, e o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias - ICMS, retido pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto tributário.]
Decisões Relacionadas
AGRAVO INTERNO. TRIBUTÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. REGIME ESPECIAL «AD REM». LEI 9.718/1998, art. 5º, §4º. EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO. TEMA 69/STF (RE 574.706). INAPLICABILIDADE. RECURSO DESPROVIDO.
AGRAVO INTERNO. DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. ICMS-DIFAL. FUNDOS ESTADUAIS DE COMBATE À POBREZA - FECP. PIS E COFINS. DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICO-TRIBUTÁRIA. APLICAÇÃO DO ENTENDIMENTO MANIFESTADO NO TEMA 69/STF DA REPERCUSSÃO GERAL. MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO APÓS 15.03.2017. MODULAÇÃO DA EFICÁCIA DA TESE VINCULANTE. RECURSO DESPROVIDO.
AGRAVO INTERNO. TRIBUTÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS. APLICAÇÃO DO TEMA 69/STF, POR ANALOGIA. EXCLUSÃO. RECURSO DESPROVIDO.
Agravo interno em ação rescisória. Art. 485, V, do cpc/1973. Mandado de segurança. Pis. Comercialização de imóveis próprios. Conceito de faturamento. Lei complementar 7/1970. Inexistência de violação manifesta a norma jurídica. Ação rescisória julgada improcedente. Desprovimento do agravo interno. Manutenção da decisão recorrida.
Processual civil. Agravo interno no recurso especial. Violação do CPC/2015, art. 489 e CPC/2015, art. 1.022. Não ocorrência. Ausência de impugnação a fundamento contido no acórdão recorrido. Súmula 283/STF. Base de cálculo. PIS e Cofins. Conceito de faturamento. Matéria constitucional. Análise vedada nesta via recursal.
Processual civil. Ação rescisória. CPC/1973, art. 485, V. Violação a literal disposição de lei. Matéria não examinada no acórdão rescindendo. Pedido julgado improcedente.
Administrativo. Processual civil. Ausência de omissão. CPC/1973, art. 535, II. Falta de prequestionamento Súmula 211/STJ. Imposto de renda. Correção monetária e juros. Indébito tributário. Lucro inflacionário. Recurso repetitivo. Questão pacificada.
Processual civil. Tributário. Embargos à execução de sentença. Pis/pasep e Cofins. Lei 9.715/1998 e Lei Complementar 70/91. Conceito de faturamento. Incidência sobre as comissões entregues pelo concedente ao concessionário referentes ao valor da margem de comercialização correspondente às mercadorias vendidas diretamente pelo concedente ao consumidor (Lei 6.729/1979, art. 15, § 1º). Receitas de natureza operacional do concessionário, posto que integrantes de seu objeto social.
Tributário. PIS/COFINS. Fato gerador. Vendas inadimplidas. Vendas canceladas. Precedentes do STJ. Lei 9.715/1998, art. 3º, parágrafo único. Lei 9.718/1998, art. 3º, § 2º. Lei 9.430/1996, art. 9º. CTN, art. 118 e CTN, art. 123. Lei 10.637/2002, art. 1º, § 3º, V, «a». Lei 10.833/1993, art. 1º, § 3º, V, «a».
Tributário. Pis e Cofins. Substituição tributária. Exclusão do ICMS da base de cálculo. Possibilidade. Alegada violação dos seguintes dispositivos: Lei Complementar 7/1970, art. 3º, «b». Lei Complementar 70/1991, art. 2º, caput. Lei 9.715/1998, art. 2º e Lei 9.715/1998, art. 3º, parágrafo único. Lei 9.718/1998, art. 2º. Lei 9.718/1998, art. 3º, §§ 1º e 2º, I.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.