Carregando...
Carregando...
Lei 8.218, de 29/08/1991

Art. 6º


Art. 6º

- Ao sujeito passivo que, notificado, efetuar o pagamento, a compensação ou o parcelamento dos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, inclusive das contribuições sociais previstas nas alíneas [a], [b] e [c] do parágrafo único do art. 11 da Lei 8.212, de 24/07/1991, das contribuições instituídas a título de substituição e das contribuições devidas a terceiros, assim entendidas outras entidades e fundos, será concedido redução da multa de lançamento de ofício nos seguintes percentuais:

Lei 11.941, de 27/05/2009 (Nova redação ao artigo. Origem da Medida Provisória 449, de 03/12/2008).

I - 50% (cinquenta por cento), se for efetuado o pagamento ou a compensação no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data em que o sujeito passivo foi notificado do lançamento;

II - 40% (quarenta por cento), se o sujeito passivo requerer o parcelamento no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data em que foi notificado do lançamento;

III - 30% (trinta por cento), se for efetuado o pagamento ou a compensação no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data em que o sujeito passivo foi notificado da decisão administrativa de primeira instância; e

IV - 20% (vinte por cento), se o sujeito passivo requerer o parcelamento no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data em que foi notificado da decisão administrativa de primeira instância.

§ 1º - No caso de provimento a recurso de ofício interposto por autoridade julgadora de primeira instância, aplica-se a redução prevista no inciso III do caput deste artigo, para o caso de pagamento ou compensação, e no inciso IV do caput deste artigo, para o caso de parcelamento.

§ 2º - A rescisão do parcelamento, motivada pelo descumprimento das normas que o regulam, implicará restabelecimento do montante da multa proporcionalmente ao valor da receita não satisfeita e que exceder o valor obtido com a garantia apresentada.

§ 3º - O disposto no caput aplica-se também às penalidades aplicadas isoladamente.

Lei 12.844, de 19/07/2013, art. 22 (Acrescenta o § 3º).

Redação anterior: [Art. 6º - Será concedida redução de 50% da multa de lançamento de ofício, ao contribuinte que, notificado, efetuar o pagamento do débito no prazo legal de impugnação.
Parágrafo único - Se houver impugnação tempestiva, a redução será de 30% se o pagamento de débito for efetuado dentro de 30 dias da ciência da decisão de primeira instância.]

Decisões Relacionadas
TRF3TRF3 (2ª Turma) - APELAÇÃO CÍVEL 0002262-22.2015.4.03.6128 - SP - Rel.: Des. Alessandro Diaferia - J. em 28/09/2026 - DJ 01/10/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. CONTRIBUIÇÃO AO GIIL-RAT/SAT. REENQUADRAMENTO DE GRAU DE RISCO PELO DECRETO 6.957/2009. CNAE. LEGALIDADE DO AUMENTO DA ALÍQUOTA DE 2% PARA 3%. CTN, art. 100. INAPLICABILIDADE. DEPÓSITO JUDICIAL. IMPOSSIBILIDADE DE EQUIPARAÇÃO A PAGAMENTO PARA REDUÇÃO DE MULTA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. ADEQUAÇÃO DE OFÍCIO. RECURSO DESPROVIDO.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (4ª Turma) - APELAÇÃO CÍVEL 5002140-38.2021.4.03.6119 - SP - Rel.: Des. Marcelo Mesquita Saraiva - J. em 25/09/2026 - DJ 29/09/2026
TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. PARCELAMENTO. LEI 10.522/2002. IN RFB 1.891/2019. REDUÇÃO DA MULTA EM 40%. LEI 8.218/1991. PRÉVIO RECOLHIMENTO DA 1ª PRESTAÇÃO. NÃO COMPROVAÇÃO. APELO IMPROVIDO.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (2ª Turma) - AGRAVO DE INSTRUMENTO 5004074-79.2026.4.03.0000 - SP - Rel.: Des. Jose Carlos Francisco - J. em 13/08/2026 - DJ 21/08/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. MANDADO DE SEGURANÇA. COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA. COMPENSAÇÃO CRUZADA. CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. DÉBITO CONSTITUÍDO POR AUTO DE INFRAÇÃO. AUSÊNCIA DE DCTFWEB. DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO CONSIDERADA «NÃO DECLARADA». REDUÇÃO DE MULTA DE OFÍCIO.
Conteúdo restrito a assinantes.
STJSTJ (2ª T.) - AgInt no Ag. em Rec. Esp. 960.345 - SP - Rel.: Min. Francisco Falcão - J. em 08/02/2018 - DJ 14/02/2018
Processual civil. Crédito tributário. Suspensão. Depósito judicial. Valor parcial. Conclusão do acórdão. Fatos e provas. Revisão. Óbice da Súmula 7/STJ. Aresto recorrido. Fundamento suficiente não infirmado. Súmula 283/STF.
Conteúdo restrito a assinantes.
STJSTJ (2ª T.) - Rec. Esp. 1.248.445 - PR - Rel.: Min. Herman Benjamin - J. em 02/08/2011 - DJ 05/09/2011
Tributário. Dimob. Atraso na entrega. Multa. Medida Provisória 2.158-35/2001, art. 57. Mês a mês. CTN, art. 11. Inaplicabilidade.
Conteúdo restrito a assinantes.
Recurso Exclusivo

Faça login para salvar suas anotações neste artigo.