Art. 3º
- Constituem rendas do Senar:
I - contribuição mensal compulsória, a ser recolhida à Previdência Social, de 2,5% (dois e meio por cento) sobre o montante da remuneração paga a todos os empregados pelas pessoas jurídicas de direito privado, ou a elas equiparadas, que exerçam atividades:
Lei 8.212/91, art. 22-A, § 5º (Custeio da Previdência Social)a) agroindustriais;
b) agropecuárias;
c) extrativistas vegetais e animais;
d) cooperativistas rurais;
e) sindicais patronais rurais;
II - doações e legados;
III - subvenções da União, Estados e Municípios;
IV - multas arrecadadas por infração de dispositivos, regulamentos e regimentos oriundos desta lei;
V - rendas oriundas de prestação de serviços e da alienação ou locação de seus bens;
VI - receitas operacionais;
VII - contribuição prevista no art. 1º do Decreto-Lei 1.989, de 28/12/82, combinado com o art. 5º do Decreto-Lei 1.146, de 31/12/70, que continuará sendo recolhida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra);
VIII - rendas eventuais.
§ 1º - A incidência da contribuição a que se refere o inciso I deste artigo não será cumulativa com as contribuições destinadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), prevalecendo em favor daquele ao qual os seus empregados são beneficiários diretos.
§ 2º - As pessoas jurídicas ou a elas equiparadas, que exerçam concomitantemente outras atividades não relacionadas no inciso I deste artigo, permanecerão contribuindo para as outras entidades de formação profissional nas atividades que lhes correspondam especificamente.
§ 3º - A arrecadação da contribuição será feita juntamente com a Previdência Social e o seu produto será posto, de imediato, à disposição do Senar, para aplicação proporcional nas diferentes Unidades da Federação, de acordo com a correspondente arrecadação, deduzida a cota necessária às despesas de caráter geral.
§ 4º - A contribuição definida na alínea a do inciso I deste artigo incidirá sobre o montante da remuneração paga aos empregados da agroindústria que atuem exclusivamente na produção primária de origem animal e vegetal.
Decisões Relacionadas
DIREITO PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO INTERNO. EXECUÇÃO FISCAL. EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE. CONTRIBUIÇÃO AO SENAR. SUB-ROGAÇÃO TRIBUTÁRIA. RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE DA PRODUÇÃO RURAL. PERÍODO ANTERIOR À LEI 13.606/2018. MATÉRIA DE DIREITO. DESNECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA. JULGAMENTO MONOCRÁTICO. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO EM APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA NECESSÁRIA. JULGAMENTO MONOCRÁTICO. CABIMENTO. CONTRIBUIÇÃO AO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR. NATUREZA JURÍDICA. CONTRIBUIÇÃO DE INTERESSE DE CATEGORIA PROFISSIONAL OU ECONÔMICA. RECEITAS DE EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA. IMUNIDADE DO ART. 149, § 2º, I, DA CF/88. INAPLICABILIDADE. TEMA 801 DO STF. ALCANCE E LIMITES. TEMA 1320 DO STF. AGRAVO INTERNO DESPROVIDO.
DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS DESTINADAS A TERCEIROS (SISTEMA S E ENTIDADES CONGÊNERES). PEDIDO DE SOBRESTAMENTO. TEMAS REPETITIVOS 1.079 E 1.390/STJ. TETO DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS. INAPLICABILIDADE. EMBARGOS DESPROVIDOS.
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS A TERCEIROS. SISTEMA S. SALÁRIO-EDUCAÇÃO. INCRA. LIMITAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO A 20 SALÁRIOS MÍNIMOS. REVOGAÇÃO Da Lei 6.950/1981, art. 4º PELO DECRETO-LEI 2.318/1986. TEMA 1.079/STJ. SENTENÇA MANTIDA.
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. LIMITAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO A 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS. REVOGAÇÃO. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS A TERCEIROS. SISTEMA S. SEBRAE. SALÁRIO-EDUCAÇÃO. INCRA. LIMITAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO A 20 SALÁRIOS MÍNIMOS. REVOGAÇÃO Da Lei 6.950/1981, art. 4º PELO DECRETO-LEI 2.318/1986. TEMA 1.079/STJ. MODULAÇÃO DE EFEITOS. INAPLICABILIDADE. RECURSO DESPROVIDO.
AGRAVO INTERNO. DIREITO TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. SUBMISSÃO DA MATÉRIA AO ÓRGÃO COLEGIADO. PRELIMINAR DE NULIDADE AFASTADA. INAPLICABILIDADE DO TETO DE 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS. TEMAS 1.079/STJ E 1.390/STJ. APLICAÇÃO IMEDIATA A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO JULGADO PARADIGMA. DESNECESSIDADE DE SOBRESTAMENTO. INCIDÊNCIA DA MODULAÇÃO DE EFEITOS RESTRITA ÀS CONTRIBUIÇÕES EXAMINADAS NO TEMA 1.079/STJ. APLICAÇÃO DO TETO SOBRE A REMUNERAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA EMPREGADO. INOVAÇÃO RECURSAL. MATÉRIA NÃO CONHECIDA. RECURSO PROVIDO EM PARTE.
AGRAVO INTERNO. DIREITO TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. SUBMISSÃO DA MATÉRIA AO ÓRGÃO COLEGIADO. PRELIMINAR DE NULIDADE AFASTADA. INAPLICABILIDADE DO TETO DE 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS. TEMAS 1.079/STJ E 1.390/STJ. APLICAÇÃO IMEDIATA A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO JULGADO PARADIGMA. DESNECESSIDADE DE SOBRESTAMENTO. INCIDÊNCIA DA MODULAÇÃO DE EFEITOS RESTRITA ÀS CONTRIBUIÇÕES EXAMINADAS NO TEMA 1.079/STJ. APLICAÇÃO DO TETO SOBRE A REMUNERAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA EMPREGADO. AUSÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL. RECURSO PROVIDO EM PARTE.
AGRAVO INTERNO. DIREITO TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. SUBMISSÃO DA MATÉRIA AO ÓRGÃO COLEGIADO. PRELIMINAR DE NULIDADE AFASTADA. TETO DE 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS. INAPLICABILIDADE. TESES FIRMADAS PELO STJ NO TEMA 1.079. IMPOSSIBILIDADE DE MODULAÇÃO DE EFEITOS DIANTE DO DECIDIDO NO TEMA 1.390/STJ. RECURSO PROVIDO.
AGRAVO INTERNO. DIREITO TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. SUBMISSÃO DA MATÉRIA AO ÓRGÃO COLEGIADO. PRELIMINAR DE NULIDADE AFASTADA. TETO DE 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS. INAPLICABILIDADE. TESES FIRMADAS PELO STJ NO TEMA 1.079. MODULAÇÃO DE EFEITOS. PRÉVIA DECISÃO JUDICIAL FAVORÁVEL. APLICABILIDADE RESTRITA ÀS CONTRIBUIÇÕES SESI, SENAI, SESC E SENAC. TEMA 1.309/STJ. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.