Carregando...
Carregando...
Lei 6.404, de 15/12/1976

Art. 177º


  • Escrituração
Art. 177

- A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

§ 1º - As demonstrações financeiras do exercício em que houver modificação de métodos ou critérios contábeis, de efeitos relevantes, deverão indicá-la em nota e ressaltar esses efeitos.

§ 2º - A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras.

Lei 11.941, de 27/05/2009, art. 37 (Nova redação ao § 2º. Origem da Medida Provisória 449, de 03/12/2008).

Redação anterior (da Lei 11.638, de 28/12/2007): [§ 2º - As disposições da lei tributária ou de legislação especial sobre atividade que constitui o objeto da companhia que conduzam à utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou à elaboração de outras demonstrações não elidem a obrigação de elaborar, para todos os fins desta Lei, demonstrações financeiras em consonância com o disposto no caput deste artigo e deverão ser alternativamente observadas mediante registro:
I - em livros auxiliares, sem modificação da escrituração mercantil; ou
II - no caso da elaboração das demonstrações para fins tributários, na escrituração mercantil, desde que sejam efetuados em seguida lançamentos contábeis adicionais que assegurem a preparação e a divulgação de demonstrações financeiras com observância do disposto no caput deste artigo, devendo ser essas demonstrações auditadas por auditor independente registrado na Comissão de Valores Mobiliários.]

Lei 11.638, de 28/12/2007 (Nova redação ao § 2º).

Redação anterior (original): [§ 2º - A companhia observará em registros auxiliares, sem modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem a elaboração de outras demonstrações financeiras.]

§ 3º - As demonstrações financeiras das companhias abertas observarão, ainda, as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários e serão obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes nela registrados.

Lei 11.941, de 27/05/2009, art. 37 (Nova redação ao § 3º. Origem da Medida Provisória 449, de 03/12/2008).

Redação anterior: [§ 3º - As demonstrações financeiras das companhias abertas observarão, ainda, as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, e serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na mesma comissão.]

§ 4º - As demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente habilitados.

§ 5º - As normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários a que se refere o § 3º deste artigo deverão ser elaboradas em consonância com os padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários.

Lei 11.638, de 28/12/2007 (Acrescenta o § 5º. Vigência a partir de 01/01/2008).

§ 6º - As companhias fechadas poderão optar por observar as normas sobre demonstrações financeiras expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários para as companhias abertas.

Lei 11.638, de 28/12/2007 (Acrescenta o § 6º. Vigência a partir de 01/01/2008).

§ 7º - (Revogado pela Lei 11.941, de 27/05/2009. Origem da Medida Provisória 449, de 03/12/2008).

Lei 11.941, de 27/05/2009, art. 37 (Nova redação ao § 7º).

Redação anterior (acrescentado pela Lei 11.638, de 28/12/2007. Vigência a partir de 01/01/2008): [§ 7º - Os lançamentos de ajuste efetuados exclusivamente para harmonização de normas contábeis, nos termos do § 2º deste artigo, e as demonstrações e apurações com eles elaboradas não poderão ser base de incidência de impostos e contribuições nem ter quaisquer outros efeitos tributários.]

Lei 11.638, de 28/12/2007 (Acrescenta o § 7º).
Decisões Relacionadas
TRF2TRF2 (3ª TURMA ESPECIALIZADA) - 5122445-86.2025.4.02.5101 - Rel.: Des. William Douglas - J. em 26/08/2026 - DJ 27/08/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÃO CÍVEL EM MANDADO DE SEGURANÇA DESPROVIDOS. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUÇÃO EM EXERCÍCIO POSTERIOR À APURAÇÃO..
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF2TRF2 (4ª TURMA ESPECIALIZADA) - 5063591-41.2021.4.02.5101 - Rel.: Des. Helena Elias Pinto - J. em 05/08/2026 - DJ 13/08/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. IRPJ E CSLL. INDÉBITO TRIBUTÁRIO ILÍQUIDO. MOMENTO DA INCIDÊNCIA. TEMA 962/STF. OBSERVÂNCIA DOS LIMITES DO PEDIDO. REMESSA NECESSÁRIA DESPROVIDA. APELAÇÃO PROVIDA.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (3ª Turma) - APELAÇÃO / REMESSA NECESSÁRIA 5003394-83.2025.4.03.6126 - SP - Rel.: Des. Rubens Alexandre Elias Calixto - J. em 10/08/2026 - DJ 13/08/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. MANDADO DE SEGURANÇA. DEDUÇÃO DE JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). EXERCÍCIOS ANTERIORES AO PAGAMENTO OU CREDITAMENTO. POSSIBILIDADE. TEMA 1.319/STJ. SOBRESTAMENTO DO FEITO. DESNECESSIDADE. DECISÃO MONOCRÁTICA FUNDADA EM PRECEDENTE VINCULANTE. MANUTENÇÃO. AGRAVO INTERNO DESPROVIDO.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF2TRF2 (3ª TURMA ESPECIALIZADA) - 5069234-14.2020.4.02.5101 - Rel.: Des. Helena Elias Pinto - J. em 29/07/2026 - DJ 03/08/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. PIS E COFINS. TAXA SELIC INCIDENTE SOBRE DEPÓSITOS JUDICIAIS. MOMENTO DA OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR. DISPONIBILIDADE JURÍDICA DA RECEITA. CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÃO DO STJ. OMISSÕES SANADAS SEM EFEITOS INFRINGENTES. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO PROVIDOS SEM ALTERAÇÃO DO JULGADO.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (3ª Turma) - APELAÇÃO / REMESSA NECESSÁRIA 5000272-65.2024.4.03.6104 - SP - Rel.: Des. Rubens Alexandre Elias Calixto - J. em 24/07/2026 - DJ 24/07/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. IRPJ E CSLL. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO. DEDUÇÃO DE DESPESAS. EXERCÍCIOS ANTERIORES AO DA DELIBERAÇÃO ASSEMBLEAR. TEMA 1319/STJ. ALEGADA OMISSÃO QUANTO AO REGIME DE COMPETÊNCIA, À INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA DE BENEFÍCIO FISCAL E À VIOLAÇÃO DE DISPOSITIVOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS. INEXISTÊNCIA DE VÍCIO. REDISCUSSÃO DA MATÉRIA. PREQUESTIONAMENTO FICTO. EMBARGOS REJEITADOS.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (3ª Turma) - APELAÇÃO / REMESSA NECESSÁRIA 5000164-21.2025.4.03.6130 - SP - Rel.: Des. Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida - J. em 10/07/2026 - DJ 13/07/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. IRPJ E CSLL. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO. DELIBERAÇÃO SOCIETÁRIA POSTERIOR AO EXERCÍCIO DE APURAÇÃO DOS LUCROS. POSSIBILIDADE. TEMA 1.319 DO STJ. APELAÇÃO E REMESSA OFICIAL IMPROVIDAS.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF4TRF4 (2ª Turma) - 5024908-64.2022.4.04.7001 - PR - Rel.: Des. Maria De Fátima Freitas Labarrère - J. em 24/04/2026 - DJ 27/04/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E CSLL. LUCROS ACUMULADOS. OMISSÃO SANADA. EFEITOS INFRINGENTES.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF4TRF4 (2ª Turma) - 5073387-77.2025.4.04.7100 - Rs - Rel.: Des. Maria De Fátima Freitas Labarrère - J. em 24/04/2026 - DJ 27/04/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL EM MANDADO DE SEGURANÇA. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E CSLL. EXERCÍCIOS ANTERIORES. POSSIBILIDADE. RECURSO E REMESSA NECESSÁRIA DESPROVIDOS.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF2TRF2 (4ª TURMA ESPECIALIZADA) - 5039519-48.2025.4.02.5101 - Rel.: Des. Alberto Nogueira Junior - J. em 08/04/2026 - DJ 10/04/2026
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. IRPJ E CSLL. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUTIBILIDADE DE JCP RELATIVOS A EXERCÍCIOS ANTERIORES. IN RFB 1.700/2017, ART. 75, § 4º. TEMA 1.319 DO STJ.
Conteúdo restrito a assinantes.
TRF3TRF3 (3ª Turma) - AGRAVO DE INSTRUMENTO 5023249-93.2025.4.03.0000 - SP - Rel.: Des. Nery Da Costa Junior - J. em 24/03/2026 - DJ 26/03/2026
Ementa: DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP). DEDUÇÃO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL. TUTELA PROVISÓRIA CONCEDIDA. AGRAVO PROVIDO.I. CASO EM EXAME
Conteúdo restrito a assinantes.
Recurso Exclusivo

Faça login para salvar suas anotações neste artigo.