Art. 511º
- Recurso. Preparo
- No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção.
Lei 9.756, de 17/12/1998 (Nova redação ao caput).§ 1º - São dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelos Estados e Municípios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
Lei 9.756, de 17/12/98 (Renumera o parágrafo. Antigo parágrafo único).§ 2º - A insuficiência no valor do preparo implicará deserção, se o recorrente, intimado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.
Lei 9.756, de 17/12/1998 (Acrescenta o § 2º).Redação anterior (da Lei 8.950, de 13/12/1994 - Vigência em 12/02/95): [Art. 511 - No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de retorno, sob pena de deserção.]
Lei 8.950, de 13/12/1994 (Nova redação ao artigo).Redação anterior (original): [Art. 511 - São dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela Fazenda Nacional, Estadual e Municipal e pelas respectivas entidades da administração indireta, que gozam de isenção legal.]
Decisões Relacionadas
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. LIQUIDAÇÃO INDIVIDUAL DE SENTENÇA COLETIVA. CERCEAMENTO DE DEFESA. - NÃO OCORRÊNCIA. PRESCRIÇÃO - PRAZO QUINQUENAL. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. RELAÇÃO DE CONSUMO RECONHECIDA NO TÍTULO EXECUTIVO. DISPENSA DE PERÍCIA CONTÁBIL - IMPUGNAÇÃO GENÉRICA AOS CÁLCULOS. HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS - FASE DE LIQUIDAÇÃO LITIGIOSA - CABIMENTO. CORREÇÃO DE ERRO MATERIAL NO DISPOSITIVO DA DECISÃO AGRAVADA. RECURSO DESPROVIDO.
Processual civil. Agravo interno no agravo em recurso especial. Ação de cobrança. Previdência complementar. Apelação interposta na vigência do cpc/1973. Preparo não comprovado no ato da interposição. Art. 511, § 2º, do cpc/1973. Intimação restrita à insuficiência do valor recolhido. Deserção. Recolhimento posterior determinado por ato ordinatório. Ausência de convalidação. Alegada falha na digitalização dos autos físicos. Reexame de provas. Súmula 7/stj. Tema 540/stj. Irrelevância para a admissibilidade da apelação. Agravo interno desprovido.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. LIQUIDAÇÃO INDIVIDUAL DE SENTENÇA COLETIVA. ALEGAÇÃO DE OBSCURIDADE NO DECISUM QUANTO A PRESCRIÇÃO QUINQUENAL (TEMAS 515 E 877 DO STJ; CDC, art. 94 e CPC art. 927) E, PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. INOCORRÊNCIA. INSURGÊNCIA DIRIGIDA CONTRA A CONCLUSÃO JURÍDICA ADOTADA PELO COLEGIADO. INEXISTÊNCIA DOS VÍCIOS DO CPC, art. 1.022. MATÉRIA EXPRESSA E SUFICIENTEMENTE ENFRENTADA. PRETENSÃO DE REDISCUSSÃO DO MÉRITO COM EFEITO INFRINGENTE. IMPOSSIBILIDADE. PREQUESTIONAMENTO FICTO. MULTA DO CPC, art. 1.026, § 2º AFASTADA. EMBARGOS CONHECIDOS E REJEITADOS.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. LIQUIDAÇÃO INDIVIDUAL DE SENTENÇA COLETIVA. CERCEAMENTO DE DEFESA. - NÃO OCORRÊNCIA. PRESCRIÇÃO - PRAZO QUINQUENAL. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. RELAÇÃO DE CONSUMO RECONHECIDA NO TÍTULO EXECUTIVO. DISPENSA DE PERÍCIA CONTÁBIL - IMPUGNAÇÃO GENÉRICA AOS CÁLCULOS. HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS - FASE DE LIQUIDAÇÃO LITIGIOSA - CABIMENTO. CORREÇÃO DE ERRO MATERIAL NO DISPOSITIVO DA DECISÃO AGRAVADA. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. LIQUIDAÇÃO INDIVIDUAL DE SENTENÇA COLETIVA. CERCEAMENTO DE DEFESA. - NÃO OCORRÊNCIA. PRESCRIÇÃO - PRAZO QUINQUENAL. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. RELAÇÃO DE CONSUMO RECONHECIDA NO TÍTULO EXECUTIVO. DISPENSA DE PERÍCIA CONTÁBIL - IMPUGNAÇÃO GENÉRICA AOS CÁLCULOS. RECURSO DESPROVIDO.
AGRAVO DE INSTRUMENTO. LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PELO PROCEDIMENTO COMUM. EXPURGOS INFLACIONÁRIOS. DECISÃO QUE DETERMINOU A REALIZAÇÃO DE PERÍCIA CONTÁBIL SEM A PRÉVIA INTIMAÇÃO DO EXECUTADO PARA APRESENTAR CONTESTAÇÃO. VIOLAÇÃO AO CPC, art. 511. PROVIMENTO. I. CASO EM EXAME 1.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. DIREITOS AUTORAIS. LIQUIDAÇÃO DE PARCELAS VINCENDAS EM AUTOS APARTADOS. PRETENSÃO DE ADOÇÃO DE LIQUIDAÇÃO POR MEROS CÁLCULOS. IMPOSSIBILIDADE. LIQUIDAÇÃO PELO PROCEDIMENTO COMUM. NECESSIDADE DE PROVAR FATOS NOVOS. RECURSO NÃO PROVIDO.I - Caso em exame Agravo de instrumento interposto pelo ECAD contra decisão que, em fase de cumprimento de sentença de ação de cobrança de direitos autorais, indeferiu o processamento conjunto da parcela líquida com a liquidação das prestações vincendas, ordenando que esta última ocorra em autos apartados. II - Questões em discussão (i) Verificar a possibilidade e adequação do desmembramento da fase executiva para processamento de liquidação em autos apartados e se é cabível a liquidação por meros cálculos. III - Razões de decidir (i) A sentença exequenda estabeleceu condenação cindida: uma parcela líquida de prestações vencidas e uma parcela ilíquida referente a prestações vincendas, condicionada à comprovação detalhada pelo ECAD do valor devido. (ii) O CPC, art. 509, § 1º faculta ao juiz o processamento da liquidação em apartado para evitar que a complexidade da fase de instrução da parte ilíquida atrase a satisfação do crédito já incontroverso. (iii) Tratando-se de necessidade de provar a ocorrência de fatos novos relativos a shows supervenientes, o rito adequado é o da liquidação pelo procedimento comum, previsto no CPC, art. 511. (iv) No caso, a discrepância entre o valor pleiteado pelo credor e o apontado pelos devedores, baseada em volumoso acervo documental, justifica a manutenção da cisão para garantir o contraditório e a razoável duração do processo.IV - Dispositivo e tese de julgamento Recurso não provido. Tese de julgamento: «O processamento da liquidação de sentença em autos apartados, autorizada pelo CPC, art. 509, § 1º, é medida adequada quando a apuração de parcelas vincendas exigir a prova de fatos novos pelo procedimento comum (art. 511, CPC).»Atos normativos: CPC, arts. 323, 509, § 1º, e 511; Lei 9.610/1998, art. 105.Jurisprudência relevante: STJ: AgInt no REsp. 2071980/SP/STJ.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. TAXA DE DEVOLUÇÃO ANTECIPADA. TDA. NECESSIDADE DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. CONTROVÉRSIA SOBRE DATAS DE DEVOLUÇÃO DE VEÍCULOS. COMPETÊNCIA DA CENTRASE. RECURSO DESPROVIDO. I. CASO EM EXAME
Cumprimento de Sentença. CONVERSÃO. obrigação de fazer em quantia certa. coisa julgada. responsabilidade pelas DÍVIDAS PENDENTES DA EMPRESA SYN. NECESSIDADE DE OBSERVAR ESSA LIMITAÇÃO. REFORMA EM PARTE.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. OBRIGAÇÃO DE FAZER. CONVERSÃO EM PERDAS E DANOS. NECESSIDADE DE PRÉVIA INTIMAÇÃO PARA CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO. IMPOSIÇÃO DA INSTAURAÇÃO DE POSTERIOR LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. PERTINÊNCIA. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. PROCEDIMENTO INADEQUADO. SENTENÇA ILÍQUIDA. RECURSO PROVIDO.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.