Art. 434º
TÍTULO III - DO IMPOSTO SELETIVO SOBRE IMPORTAÇÕES (Ir para)
Art. 434- Aplica-se ao Imposto Seletivo, na importação de bens materiais, o disposto:
I - no art. 65 desta Lei Complementar, em relação ao fato gerador; [[Lei Complementar 214/2025, art. 65.]]
II - no art. 66 e no inciso III do art. 413 desta Lei Complementar, em relação à não incidência; [[Lei Complementar 214/2025, art. 66. Lei Complementar 214/2025, art. 413.]]
III - no art. 67 desta Lei Complementar, em relação ao momento da ocorrência do fato gerador; e [[Lei Complementar 214/2025, art. 67.]]
IV - nos arts. 72, 73 e 74 desta Lei Complementar, em relação à sujeição passiva. [[Lei Complementar 214/2025, art. 72. Lei Complementar 214/2025, art. 73. Lei Complementar 214/2025, art. 74.]]
§ 1º - As alíquotas do Imposto Seletivo incidentes na importação serão fixadas em lei ordinária.
§ 2º - Caso a alíquota do Imposto Seletivo seja ad valorem, a sua base de cálculo, na importação, será o valor aduaneiro acrescido do montante do Imposto sobre a Importação.
§ 2º-A - No caso de importação de produtos fumígenos sujeitos à alíquota ad valorem do Imposto Seletivo, a base de cálculo será a maior entre a prevista na alínea [c] do inciso III do art. 414 e a prevista no § 2º deste artigo. [[Lei Complementar 214/2025, art. 414.]]
Lei Complementar 227, de 13/01/2026, art. 174 (Acrescenta o § 2º-A§ 3º - O Imposto Seletivo, na importação, deverá ser pago no registro da declaração de importação.
§ 4º - Fica suspenso o pagamento do Imposto Seletivo incidente na importação de bens materiais quando admitidos nos regimes a que se referem os Capítulos I e II do Título II do Livro I, observada a disciplina estabelecida na legislação aduaneira.
§ 5º - No caso de lojas francas, a suspensão de que trata o § 4º deste artigo alcança os bens importados e os bens adquiridos no mercado interno.
§ 6º - No caso de bens admitidos temporariamente no País para utilização econômica, a suspensão do pagamento do Imposto Seletivo será parcial, devendo ser pago proporcionalmente ao tempo de permanência dos bens no País, nos termos do art. 89 desta Lei Complementar. [[Lei Complementar 214/2025, art. 89.]]
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.