Art. 5º
Capítulo II - DA TRANSAçãO NA COBRANçA DE CRéDITOS DO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (Ir para)
Art. 5º- A transação na cobrança de créditos do Fies, celebrada somente por adesão, poderá contemplar os seguintes benefícios:
I - a concessão de descontos no principal, nos juros contratuais, nas multas, nos juros de mora e nos encargos legais relativos a créditos a serem transacionados classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação, observado o impacto líquido positivo na receita, nos termos do inciso III do caput do art. 6º desta Lei; [[Lei 14.375/2022, art. 6º.]]
II - a concessão de descontos nos juros contratuais, nas multas, nos juros de mora e nos encargos legais relativos a créditos a serem transacionados classificados como inadimplentes, observado o impacto líquido positivo na receita, nos termos do inciso III do caput do art. 6º desta Lei; [[Lei 14.375/2022, art. 6º.]]
III - o oferecimento de prazos e de formas de pagamento especiais, incluídos o diferimento e a moratória; e
IV - o oferecimento ou a substituição de garantias.
§ 1º - É permitida a utilização de uma ou mais das alternativas previstas nos incisos I, II, III e IV do caput deste artigo para o equacionamento dos créditos.
§ 2º - É vedada a transação que:
I - implique redução superior a 77% (setenta e sete por cento) do valor total dos créditos a serem transacionados; ou
II - conceda prazo de parcelamento dos créditos superior a 150 (cento e cinquenta) meses, exceto se houver cobrança por meio de consignação à renda do devedor do Fies.
§ 3º - Na hipótese de transação que envolva pessoa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que tenha sido beneficiária do Auxílio Emergencial 2021, a redução máxima de que trata o inciso I do § 2º deste artigo será de 99% (noventa e nove por cento).
§ 4º - Para fins do disposto no inciso I do caput deste artigo, os créditos irrecuperáveis ou de difícil recuperação incluem aqueles completamente provisionados pela União em seus demonstrativos contábeis.
§ 5º - Na liquidação de contratos inadimplentes por meio de pagamento à vista, além dos benefícios estabelecidos no inciso II do caput deste artigo, é permitida a concessão de até 12% (doze por cento) de desconto no principal da dívida.
§ 6º - A proposta de transação aceita não implicará novação dos créditos aos quais se refere.
Decisões Relacionadas
DIREITO CONSTITUICIONAL. DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. FIES. RENEGOCIAÇÃO. LEI 14.375/22. DESCONTO PARA ALUNO INADIMPLENTE. REQUISITOS NÃO CUMPRIDOS. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA ISONOMIA EM RELAÇÃO AOS ALUNOS ADIMPLENTES. INOCORRÊNCIA. APELAÇÃO DESPROVIDA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
APELAÇÃO CÍVEL. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. DEVEDORES ADIMPLENTES. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. DESCONTOS PARA ADIMPLENTES. IMPOSSIBILIDADE. RECURSO DESPROVIDO. LEIS 14.375/2022.
DIREITO ADMINISTRATIVO E EDUCACIONAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. LEI 14.375/2022. DESCONTOS. INAPLICABILIDADE A CONTRATO ADIMPLENTE. AUSÊNCIA DE PROBABILIDADE DO DIREITO.I. CASO EM EXAME
DIREITO ADMINISTRATIVO E CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. CONTRATO FIES. TAXA DE JUROS. DESCONTOS PARA ADIMPLENTES. DESPROVIMENTO DO RECURSO.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. DESCONTOS. ISONOMIA. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO ADMINISTRATIVO E CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. FIES. REVISÃO CONTRATUAL. TAXA DE JUROS ZERO. INAPLICABILIDADE RETROATIVA DA LEI 13.530/2017. TRANSAÇÃO DE DÉBITOS. LEI 14.375/2022. INEXISTÊNCIA DE INADIMPLÊNCIA.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. FIES RENEGOCIAÇÃO. LEGITIMIDADE PASSIVA. UNIÃO FNDE E AGENTE FINANCEIRO. CONTRATO ADIMPLENTE. IMPOSSIBILIDADE DE RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA NOS TERMOS DA LEI 14.375/2022 DIRECIONADOS A CONTRATOS INADIMPLENTES.
DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. DESCONTOS PARA ADIMPLENTES. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO ADMINISTRATIVO E CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. FIES. RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. TAXA DE JUROS. DESPROVIMENTO DO RECURSO.
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.