Art. 42º
- Além do conteúdo previsto no art. 42, o plano diretor dos Municípios incluídos no cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos deverá conter: [[Lei 10.257/2001, art. 42.]]
Lei 12.608, de 10/04/2012, art. 26 (Acrescenta o artigo. Origem da Medida Provisória 547, de 11/10/2011).I - parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, de modo a promover a diversidade de usos e a contribuir para a geração de emprego e renda;
II - mapeamento contendo as áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos;
III - planejamento de ações de intervenção preventiva e realocação de população de áreas de risco de desastre;
IV - medidas de drenagem urbana necessárias à prevenção e à mitigação de impactos de desastres; e
V - diretrizes para a regularização fundiária de assentamentos urbanos irregulares, se houver, observadas a Lei 11.977, de 7/07/2009, e demais normas federais e estaduais pertinentes, e previsão de áreas para habitação de interesse social por meio da demarcação de zonas especiais de interesse social e de outros instrumentos de política urbana, onde o uso habitacional for permitido.
VI - identificação e diretrizes para a preservação e ocupação das áreas verdes municipais, quando for o caso, com vistas à redução da impermeabilização das cidades.
Lei 12.983, de 02/06/2014, art. 3º (Acrescenta o inc. VI).Lei 11.977, de 07/07/2009 ([Conversão da Medida Provisória 459, de 25/03/2009]. Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV)
§ 1º - A identificação e o mapeamento de áreas de risco levarão em conta as cartas geotécnicas.
§ 2º - O conteúdo do plano diretor deverá ser compatível com as disposições insertas nos planos de recursos hídricos, formulados consoante a Lei 9.433, de 8/01/1997.
Lei 9.433, de 08/01/1997 (Meio ambiente. Política nacional de recursos hídricos)§ 3º - Os Municípios adequarão o plano diretor às disposições deste artigo, por ocasião de sua revisão, observados os prazos legais.
§ 4º - Os Municípios enquadrados no inciso VI do art. 41 desta Lei e que não tenham plano diretor aprovado terão o prazo de 5 (cinco) anos para o seu encaminhamento para aprovação pela Câmara Municipal. [[Lei 10.257/2001, art. 41.]]
Decisões Relacionadas
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO COMINATÓRIA E INDENIZATÓRIA. ÁREA DE RISCO GEOLÓGICO. DESLIZAMENTO DE BARRANCO PRÓXIMO AO IMÓVEL DOS AUTORES. CIÊNCIA PELO MUNICÍPIO. OMISSÃO ESPECÍFICA QUANTO AO DEVER DE MITIGAÇÃO DO RISCO. EXCEPCIONAL INTERVENÇÃO JUDICIAL ADMITIDA NA ESPÉCIE. ADEQUAÇÃO DO COMANDO DECISÓRIO À TESE DO TEMA 698 DO STF. SENTENÇA PARCIALMENTE REFORMADA NO REEXAME NECESSÁRIO. RECURSO DO RÉU PREJUDICADO. I. CASO EM EXAME 1.
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ENCHENTE DE MAIO DE 2024 NO RIO GRANDE DO SUL. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL PARA ESTADO E MUNICÍPIO. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO EM FACE DA UNIÃO. RECURSOS DESPROVIDOS.
DIREITO CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. LITISCONSÓRCIO PASSIVO FACULTATIVO. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DESASTRE CLIMÁTICO. ENCHENTE. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. FORÇA MAIOR. RECURSOS DESPROVIDOS.
DIREITO ADMINISTRATIVO E CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ENCHENTE. FORÇA MAIOR. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. APELAÇÕES DESPROVIDAS.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS. ENCHENTE DE MAIO DE 2024. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL PARA ESTADO E MUNICÍPIO. RESPONSABILIDADE CIVIL DA UNIÃO. AUSÊNCIA DE NEXO CAUSAL. FORÇA MAIOR. RECURSO DESPROVIDO.
DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. ENCHENTE DE MAIO DE 2024. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL PARA ESTADO E MUNICÍPIO. RESPONSABILIDADE DA UNIÃO. AUSÊNCIA DE NEXO CAUSAL. FORÇA MAIOR. RECURSOS DESPROVIDOS.
DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ENCHENTE. LITISCONSÓRCIO FACULTATIVO. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. APELAÇÕES DESPROVIDAS.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. LITISCONSÓRCIO PASSIVO FACULTATIVO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. RECURSO DESPROVIDO.
RESPONSABILIDADE CIVIL -
Recurso Exclusivo
Faça login para salvar suas anotações neste artigo.